Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Carne bovina para Ucrânia

País anunciou ontem (9) habilitação de quatro frigorificos brasileiros para vender carne bovina ao país. Empresas de São Paulo, Pará e Rondônia são de médio porte.

A Ucrânia anunciou nesta terça-feira (9) a habilitação de quatro frigoríficos brasileiros para vender carne bovina ao país. A informação é da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).

As empresas autorizadas foram o Tatuibi, de São Paulo, Mafripar, do Pará, Frigon (Frigorífico Irmãos Gonçalves), de Rondônia, e o Barra Mansa, de São Paulo; todas de pequeno e médio porte. ” É um mercado que pode ser muito importante para o setor”, avaliou o presidente-executivo da Abrafrigo, Péricles Salazar.

Em 2010, o Brasil exportou para a Ucrânia 10,3 mil toneladas de carne bovina, com receita de US$ 38,3 milhões, o equivalente a 0.8% do total de exportações brasileiras no período. “Há algumas mudanças no cenário de vendas para a Ucrânia que podem auxiliar no aumento das exportações”, segundo a entidade.

Segundo Salazar, a entidade trabalha para habilitar novas unidades brasileiras para exportar ao Leste Europeu e também para países do Sudoeste Asiático e Oriente Médio. “Estivemos na África do Sul, que abriu recentemente suas importações de carne bovina ao Brasil. O mercado local também está muito receptivo ao produto brasileiro”, afirmou.

Em 21 de junho, o país havia suspendido ao menos duas plantas de carne bovino, segundo fontes de mercado. Salazar não comentou se a habilitação estaria relacionada ao fato.