Da Redação 22/01/2003 – A carne suína, aves, minério de ferro, açúcar, álcool e algodão devem ser os grandes destaques em exportação neste ano. A previsão é do consultor João Pedro Cuthi Dias, que diz que o resultado das exportações de suínos, que cresceram mais de 400% no ano, é uma amostra de que Mato Grosso do Sul tem vocação para ser um dos maiores produtores do País.
Um dos fatores para alavançar este aumento na produção de suínos, segundo o consultor, seria o fato de o Estado possuir em abundância matéria-prima para a ração, como milho e farelo de soja. A conquista de novos mercados como a Rússia, além de ampliação das vendas para Ásia, deve manter o setor em evidência neste ano.
O crescimento na exportação de minério de ferro também foi apontado por Dias como um fator extremamente positivo. Há uma expansão no transporte do produto pela hidrovia, principalmente no porto de Ladário, frisou.
O açúcar, que está sendo escoado pelo porto de Murtinho, segundo Dias, ainda não aparece com destaque no relatório da Secex, mas também tem grandes chances de crescimento em 2003. Outro item que deve obter maior participação na balança neste ano é o álcool. Em breve, o Estado estará exportando grandes volumes de álcool, prevê o consultor.