A carne suína está entre os produtos do IqPR com maiores altas no mês de outubro em comparação com o mês anterior. Em outubro, a carne suína foi negociada a R$ 49,95/arroba, variação de 12,64% na comparação com setembro, quando atingiu R$ 44,35 arroba.
O cálculo é do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e mostra que a carne suína ainda apresenta fôlego, influenciada pelo aumento da demanda, principalmente por parte da indústria, que está incrementando a produção de derivados de carne suína com vista ao consumo do final do ano.
Na comparação de preços de outubro de 2009 com o mesmo período do ano anterior, no entanto, a carne suína mostra variação negativa de 24,52%.
De acordo com o IEA, o consumo de proteína com reflexos na qualidade nutricional se mostra mais favorável que no ano passado, face aos preços inferiores da carne bovina (13,48%), da carne de frango (7,75%), da carne suína (24,52%) e dos ovos (19,04%).
No geral, o Indice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) encerrou o mês de outubro com variação positiva de 2,58%. O IqPR-V (produtos de origem vegetal) e o IqPR-A (produtos de origem animal) registraram alta de 2,77% e 2,11%, respectivamente.