Da Redação 20/04/2005 – O Ministério da Agricultura confirmou ontem o fim do embargo russo às carnes bovina e suína produzidas no Mato Grosso. O ministério foi comunicado oficialmente da decisão ontem pelo Serviço Nacional de Supervisão Sanitária e Fitossanitária da Rússia.
Com a revogação do embargo – imposto em setembro de 2004 após o surgimento de um foco de aftosa em Careiro do Várzea (MT) -, os embarques podem ser retomados a partir de hoje. Ainda seguem proibidas as exportações de Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Roraima.
Com a liberação do Mato Grosso, o governo vai propor aos russos a mudança no certificação de exportação para a Rússia. Hoje, o certificado diz que regiões limítrofes a estados que tiveram aftosa devem ficar sem exportar durante um ano para o mercado russo. Segundo o diretor do Departamento de Defesa Animal do Ministério, Jorge Caetano, o governo quer que os estados limítrofes possam exportar, uma vez que existem barreiras de controle entre os estados.