Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Carnes à Arábia Saudita

País busca parceria com Ubabef e Abiec para segurança alimentar. Integrantes de delegação saudita buscam novas oportunidades de negócios.

Carnes à Arábia Saudita

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Camardelli, receberam hoje (05/10) o Ministro da Agricultura da Arábia Saudita, Fahad Abduralhaman Bal Ghunaim, para tratar do aprimoramento de parcerias comerciais entre os produtores de cárneos brasileiros e os importadores árabes.  A reunião ocorreu na sede da Ubabef, em São Paulo (SP).

Juntamente com uma delegação de 25 representantes do governo e de compradores da Arábia Saudita, o ministro Ghunaim buscou mais informações sobre o modelo de produção de carne de aves e de bovinos no Brasil, além de esclarecimentos sobre características dos produtos e do modelo sanitário brasileiro. 

Outra preocupação apresentada pelos sauditas durante a reunião – que também contou com a presença de membros do Ministério da Agricultura brasileiro – foi a busca por informações e mecanismos que possibilitem a cooperação e o intercâmbio técnico entre as cadeias produtivas do Brasil e da Arábia Saudita.  

“Os membros do setor agrícola e importador da Arábia Saudita estão bastante preocupados com o futuro e a segurança alimentar de seu país. O Brasil sendo extremamente avançado em questões do agronegócio, tem muito o que contribuir e, exatamente por isso, colocamos-nos à disposição dos membros da delegação para prestar nosso apoio nessas questões”, explica Turra.

Líder mundial no comércio internacional de frangos, o Brasil é também o maior exportador da carne avícola halal do globo, com 1,6 milhão de toneladas embarcadas e receita de US$ 2,3 bilhões em 2009.  A Arábia Saudita é o principal destino dos embarques de frango brasileiro, responsável por 14% do total.