A crise econômica que reduziu a demanda externa pela carne brasileira e afetou também os resultados das empresas do setor levou à redução de 2,5% no abate de bovinos em 2009, ante o ano anterior, segundo explica o gerente da pesquisa de abate divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE, Octávio Costa de Oliveira. Segundo ele, a crise foi também responsável pela queda de 2,4% no abate de frangos no período.
O gerente explica que o setor de frangos tem forte vinculação com o mercado externo, já que 35% da produção é exportada e a retração da demanda internacional teve forte impacto sobre essa atividade no ano passado. No caso dos bovinos, cerca de 18% da produção são exportados. De acordo com Costa de Oliveira, o abate de suínos e frango reagiram no final de 2009, mas ainda não é possível garantir que essa seja uma tendência. “O mercado externo está voltando a absorver a produção, mas ainda não está no patamar de 2007 e não dá para saber ainda como será a evolução ao longo do ano”, afirmou.
Apesar da queda registrada no ano passado, o volume de bovinos abatidos em 2009, de 27,975 milhões, ainda está em patamar muito superior ao dos anos de 2000 (17,1 milhões) e 2004 (25,9 milhões), por exemplo. O gerente da pesquisa explica que o novo patamar resultado do fato de que a indústria frigorífica se reestruturou no final da década de 90, quando passou a se voltar mais para o mercado externo. Ele lembra que o processo de reestruturação do setor prosseguiu no ano passado, com fusões e aquisições de empresas.