Redação (03/07/07) – O novo certificado, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) agora é impresso em papel especial, fabricado pela Casa da Moeda do Brasil, e contém 12 itens de segurança para dificultar a falsificação. Entre os itens perceptíveis no certificado estão o logotipo do ministério e a sigla BR. Os demais são mantidos em sigilo pelo ministério por questões de segurança. O primeiro lote de carnes que recebeu o certificado foi destinado a Rússia.
Carnes têm novo certificado internacional
<p>As carnes brasileiras exportadas passaram a receber desde ontem uma nova versão do Certificado Sanitário Internacional.</p>
Para o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do ministério, Nelmon Oliveira, antes ficava mais fácil fraudar, porque a impressão era feita em papel comum.
Anteriormente à implantação desse modelo novo de papel, a impressão era feita em um papel A4, então ficava mais fácil fraudar o certificado e imprimir numa folha comum. Hoje, mesmo que eles tentem fraudar, não vão conseguir um papel com todos esses itens de segurança, e com isso nós esperamos que dificulte bastante a ocorrência de fraude.
Outro item de segurança, que já vinha sendo adotado nas exportações para a União Européia e Estados Unidos, é a obrigatoriedade de colocar uma etiqueta com informações sobre o estabelecimento e o número de registro no Ministério da Agricultura em cada peça de carne exportada para a Rússia, lembrou.
De acordo com Oliveira, todos os produtos de origem animal exportados para a Rússia já estão recebendo o novo certificado. Ele informou que dentro de um mês o uso do papel especial no certificado também vai valer para carnes enviadas para a União Européia. A expectativa é que nos próximos meses o certificado seja incluído na venda da carne para outros países.