O agronegócio cresce e a produção agropecuária brasileira ganha destaque no mercado internacional e promete manter-se como um dos setores mais produtivos e importantes da economia brasileira. Para analisar os novos rumos da agropecuária e discutir comunicação e governança, representantes do agronegócio no País estarão reunidos no 9º Congresso Brasileiro de Agribusiness (9º CBA), nesta segunda-feira (9), em São Paulo/SP.
O ministro Wagner Rossi será representado pelo secretário-executivo, Gerardo Fontelles, na cerimônia de abertura do CBA. Técnicos e secretários do Ministério da Agricultura também participarão do encontro promovido pela Associação Brasileira de Agribusiness (Abag). Nos dois painéis programados serão enfocadas a comunicação, governança, política e economia. O evento terá transmissão em tempo real, pela internet.
A agricultura atualmente representa 26% do Produto Interno Bruto e 42% das exportações. As políticas agrícolas, ao longo de 15 décadas, acompanharam o desenvolvimento da agropecuária e ajustaram-se ao cenário mundial e à realidade do campo, com crescente preocupação com a preservação ambiental.
O governo destinou R$ 100 bilhões para financiamento agrícola da atual safra. Desde 2002, o orçamento da União para a produção rural quadruplicou. A safra 2009/2010 fecha em 147,10 milhões de toneladas de grãos, em 47,33 milhões de hectares. O resultado dessa atenção ao campo é mais riqueza para o País, geração de emprego, aplicação de tecnologias e melhores condições para os agricultores de médio porte.