Em 2009, em virtude da gripe H1N1, os suínos não puderam participar da Expointer, pois foram preservados tendo em vista a importância econômico-social de sua produção para o Rio Grande do Sul e os prejuízos que uma possível contaminação poderia causar. Passado um ano e os temores afastados, no final de setembro eles estarão de volta ao Centro de Negócios da Acsurs, atraindo milhares de olhares do público presente.
Até o momento, segundo o Superintendente do Registro Genealógico de Suínos do Rio Grande do Sul, o médico-veterinário Gilberto Moacir da Silva, 143 animais das melhores raças genéticas já foram inscritos e participarão dos julgamentos. Eles são das granjas Marquesa, de Marques de Souza, Balduíno e Altamir, de Cruzeiro do Sul, além da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia, em Santa Catarina. Também são esperadas caravanas do interior do Rio Grande do Sul, que devem levar centenas de suinocultores para participar da feira e do Centro.
Além disto, não são apenas os suinocultores e diretores da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) que comemoram a volta dos animais à vitrine da Expointer. As empresas do setor suinícola também estão contentes.
Clovis Gräbin, Diretor da Confortec de Teutônia, empresa que produz equipamentos para suínos, ressalta a oportunidade de realizar bons negócios. “A Expointer é uma ótima oportunidade para mostrarmos nossa empresa e produtos, principalmente porque o Centro de Negócios da Acsurs recebe muitos suinocultores. Participamos há anos e sempre tivemos bons resultados. Nossa avaliação desta oportunidade é muito boa”, expôs Gräbin.
Já Vitor Schneider, Diretor da T.R. Schneider & Cia Ltda, de Presidente Lucena, que produz artefatos de cimento e pisos para granjas de suínos, afirma que a procura pelos seus produtos em 2009, no Centro de Negócios da Acsurs, foi fantástico e, em função disto, neste ano, Schneider pretende alugar um espaço maior para seu estande. “Já havíamos participado da Expointer em anos anteriores, mas não ainda no Centro de Negócios da Acsurs. Os resultados que tivemos no ano passado foram muito bons e a expectativa para este ano, com a volta dos suínos, é aumentá-los”, ressaltou Schneider.
Neste ano, a locação dos estandes está sendo realizada pela Lume Eventos, de Encantado, que também foi responsável pela organização da Suinofest 2010, a qual bateu recorde de público. Interessados podem contatar com Daniel Aires, pelo fone (51) 3751-2000 ou ainda, pelo e-mail [email protected]
A Expointer 2010 inicia no dia 28 de agosto e vai até 05 de setembro, com a expectativa de realização superior a R$ 1 bi em negócios.