Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China

<p>Reunião de subcomitê inicia negociações sobre exportações de carne.</p>

Redação (18/09/07) – Foi realizada hoje na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, a primeira reunião da Subcomissão de Inspeção e Quarentena da Comissão Sino-brasileira de Alto Nível (Cosban). Durante o encontro, foram discutidos a exportação de couro wet blue, pêra, carne de suínos, bovinos e frango para a China e o comércio bilateral de carne suína e de aves. Ao final, foram assinados a ata da reunião e o regulamento do funcionamento do subcomitê.

“A China é um dos nossos grandes mercados potenciais, com quem temos um déficit no fluxo de comércio bilateral. O nosso grande interesse está na exportação de carnes, porque é um produto de alto valor agregado”, explicou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio/Mapa, Célio Porto. De acordo com o secretário, a reunião foi produtiva, pois permitiu troca de informações entre as áreas técnicas dos dois países e exploração de interesses bilaterais.

Há expectativas de que avanços mais efetivos sejam atingidos em novembro, em Pequim, antes da próxima reunião de alto nível do Cosban, prevista para acontecer até março de 2008 no Brasil. “Aproveitaremos a realização de um seminário sobre o agronegócio brasileiro, programado para o dia 8 de novembro, ou a reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre segurança alimentar, no mesmo mês, para voltar a discutir o assunto”, informa Porto.