Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

China envia missão a frigoríficos brasileiros

Pelo menos, uma indústria de suínos do Rio Grande do Sul deve ser inspecionada.

China envia missão a frigoríficos brasileiros

Uma missão técnica chinesa deve desembarcar no Estado na próxima semana para vistoriar frigoríficos de suínos. A intenção, segundo o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, é buscar fornecedores brasileiros para abastecer aquele mercado. O dirigente confirmou que a lista contém dez unidades brasileiras, dentre as quais a gaúcha Alibem. Fontes do setor, contudo, indicam que seriam 11 abatedouros, sendo oito de aves e três de suínos no Rio Grande do Sul, possivelmente as plantas da Brasil Foods e da Cosuel. A Cotrijuí também estaria com status de pré-aprovada desde 2010.

A abertura do mercado chinês para a carne suína brasileira ocorreu em abril do ano passado, durante visita da presidente Dilma Rousseff ao país. Na ocasião, três frigoríficos foram habilitados, dois em Santa Catarina e um em Goiás. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Nestor Freiberger, a missão é aguardada há muito tempo. De acordo com ele, pelo menos, 40 plantas brasileiras estão na fila de espera por habilitação. “O mercado chinês é importantíssimo porque tem 1,5 bilhões de habitantes”, salienta.

Hoje, Mendes embarca para a Albânia, Hungria, Inglaterra e Rússia. O objetivo é reverter o embargo russo de nove meses às carnes brasileiras. O encontro com a ministra da Agricultura do país, Yelena Skrynnik, será no dia 30. “Quero definir a vinda de missão técnica e trazer resposta positiva para plantas.”

Atualização com nota da Abipecs (13h): Na semana de 26 de março uma missão veterinária chinesa iniciará visita a três frigoríficos de carne suína no Rio Grande do Sul: unidade da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda, no município de Encantado; unidade da BRF-Brasil Foods S/A, no município de Lajeado; e unidade da Alibem Comercial de Alimentos Ltda., no município de Santa Rosa.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, acredita que a vistoria das três unidades “será positiva” e que elas deverão ser habilitadas a exportar para o mercado chinês, destino de embarques de outros três frigoríficos – unidade da BRF,  em Goiás, e unidades da Aurora e Marfrig, em Santa Catarina. Estes estabelecimentos já exportam carne suína para a China desde o final do ano passado.

Além disso, lembra Camargo Neto, já existem outras quatro unidades brasileiras visitadas e com documentação concluída, “aguardando a finalização burocrática do processo de habilitação em Pequim”.