Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China fará inspeção em rebanho suíno do MS

<p>Serviço Veterinário Oficial chines chegou hoje ao País para avaliar o sistema de vigilância e defesa sanitária animal e o serviço brasileiro de inspeção de suínos.</p>

Redação (16/10/2008)- Mato Grosso do Sul vai ser um dos sete estados brasileiros que serão inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial da China, que chegou hoje ao País para avaliar o sistema de vigilância e defesa sanitária animal e o serviço brasileiro de inspeção de suínos. Os outros estados a passarem pela avaliação do grupo chinês são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
Além de inspecionar as condições do rebanho suíno para o início da exportação do produto brasileiro à China, os inspetores daquele país também pretendem avaliar os sistemas de saúde pública veterinária e de produção de gelatina. “Esperamos que, por meio dessas visitas, possamos avançar nas condições de importação e exportação de carne suína, a partir do protocolo que assinamos”, afirmou o responsável da Quarentena de Produtos Animais do Serviço Veterinário Oficial Chinês, You Xuan.
Em 2007, um protocolo de intenções foi assinado entre autoridades do Brasil e da China para que se iniciasse um programa de avaliações e intenções com vista ao comércio de produtos suínos entre os dois países. Apenas depois que todas as visitas forem realizadas é que a China irá emitir um parecer oficial indicando a possível importação de carne suína e gelatina.
O rebanho suíno do Brasil é, hoje, de mais de 26,5 milhões de animais. A maioria (28,7%) está em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul (18,2%).