O Congresso Nacional Popular da China (NPC, sigla em inglês) aprovou um novo programa de ajuda para indústrias de processamento. O Ministério da Agricultura afirmou que a fiscalização do NPC será feita nos quesitos mais urgentes, incluindo uma análise das perdas que os suinocultores estão sofrendo com a quebra do preço do suíno desde o começo do ano. As doenças epidêmicas são outro grande problema.
O Ministro da Agricultura, Gao Hongbin, explica “Os riscos e as incertezas ligadas às doenças epidêmicas dos animais aumentaram, tornando-se um problema comum para as pessoas. A gripe aviária, suína, doença da orelha azul e o atual H1N1 causaram impacto no desenvolvimento do país”.
Gao Hongbin disse que a crise financeira internacional agravou ainda mais os problemas enfrentados pela indústria. As exportações e o consumo interno dos derivados de suínos caíram.
O NPC vai enviar equipes de inspeção para oito províncias a partir de junho, com o objetivo de melhorar a perspectiva do setor suíno. O declínio das vendas, juntamente com a redução de empréstimos, levou muitos criadores e suspender ou encerrar a produção.
* Com informações do Pig Progress