Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

China segue como principal comprador da soja de Mato Grosso

A região Sudeste tem sido a principal saída para exportação do complexo da soja em Mato Grosso.

Flag of the People’s Republic of China
Flag of the People’s Republic of China

A China lidera as compras da soja produtiva em Mato Grosso. Números do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que entre janeiro e setembro, das 11,9 milhões de toneladas enviadas ao exterior, 8,7 milhões foram para o país. Em seguida surge a Holanda com 501,8 mil toneladas e posteriormente a Espanha, com 499,3, mil toneladas. Pelo menos outros 15 países integram a lista.

A região Sudeste tem sido a principal saída para exportação do complexo da soja em Mato Grosso. Das 982,7 mil toneladas enviadas em setembro ao exterior, volume 79% superior ao mesmo mês de 2012, 43% de toda a soja em grão, farelo e óleo de soja foram pelo porto de Santos. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que aponta porto de Paranaguá em seguida com 18% e posteriormente o de Manaus com 20%.

Paralelo às exportações, o plantio da safra 2013/2014 segue acelerado. Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, o instituto apontou a semeadura já atinge 86% dos pouco mais de 8,5 milhões de hectares projetados, com destaque ao contraste na evolução em regiões como Médio-norte e Nordeste, que apresentam 42 pontos percentuais (p.p) de diferença na área semeada, “e também entre municípios de uma mesma região, com exemplo de Sinop e Sorriso, que apresentam 86% e 99,5% respectivamente”.