Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China suspende importações de carne de frango do Rio Grande do Sul

<p>A ordem de suspensão das compras partiu do Ministério da Agricultura e da Administração Estatal de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena do país.</p>

Redação AI (27/07/06)- A China proibiu as importações de carne de frango e de produtos derivados do Rio Grande do Sul. De acordo com um despacho da Rádio Internacional da China (CRI, na sigla em inglês), na internet, a ordem de suspensão das compras partiu do Ministério da Agricultura e da Administração Estatal de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AESQIQ) em virtude do foco da doença de Newcastle naquele Estado. O total de mercados parcialmente fechados por causa da doença já passa dos 40.

O Ministério da Agricultura brasileiro confirmou no início de julho, por meio de teste de laboratório, um caso da doença de Newcastle em uma criação doméstica de frangos na cidade de Vale Real – a 90 quilômetros de Porto Alegre. O Rio Grande do Sul não apresentava casos da doença há mais de 20 anos, conforme o ministério. A enfermidade não causa problemas à saúde humana.

A propriedade foi referenciada geograficamente, processo adotado na produção de frangos do Estado como parte das ações de prevenção à gripe aviária e Newcastle. Os 44 frangos existentes foram abatidos. A descoberta da doença fez parte de uma varredura realizada entre as aves do Estado.