A Cobb-Vantress, líder mundial no fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola, foi uma das patrocinadoras do IV Simpósio de Avicultura do Nordeste, realizado entre os dias 19 e 20 de abril, em João Pessoa (PB). A companhia também participou da programação do evento com uma palestra do Gerente de Produto Rodrigo Terra sobre a contribuição do melhoramento genético na avicultura.
O objetivo foi abordar os principais avanços do setor, nos últimos anos, além da relação das melhorias com a sustentabilidade. “Sabemos que, hoje, o impacto ambiental causado pela produção avícola é muito menor do que o registrado há 40 anos, por exemplo. Isso se dá pelo fato da genética ter avançado, o que resultou em uma ave que produz mais em um espaço menor”, explicou Terra.
Um dos tópicos discutidos pelo especialista foi a relação entre bem-estar animal e seleção genética. “Não podemos dizer que os critérios de biosseguridade animal, cada vez mais exigentes, atrapalharam a evolução da avicultura. Pelo contrário, os geneticistas buscam aves com características que contribuam com o bem-estar, e granjas que atendem a essas necessidades são comprovadamente muito mais bem-sucedidas”, comentou.
De acordo com Terra, o investimento constante em estrutura física, humana, tecnologia e equipamentos sustentarão os avanços futuros do melhoramento genético dos frangos de corte, em direção a uma ave mais eficiente, lucrativa e com menor impacto ambiental.
A participação da companhia no evento foi organizada pelo Gerente Regional Carlos Eduardo Costa, em parceria com o Grupo de Estudos em Tecnologias Avícolas da Universidade Federal da Paraíba, local em que o Simpósio foi realizado.