A Cobb-Vantress, líder mundial no fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola, participou da 5ª edição do Fórum da Agricultura da América do Sul, promovido pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo. O consultor da Cobb, Dr Guilherme Castro, apresentou-se no painel “Reconstrução da Confiança e Ampliação do Mercado de Carnes”, que aconteceu no dia 24 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (PR).
Em sua apresentação, Castro abordou o atual momento do mercado brasileiro de carnes, em especial o cenário avícola, e os caminhos e estratégias para manter a confiança na proteína produzida no Brasil. Especialista em sanidade, com quase 40 anos de trabalhos prestados ao setor, o palestrante apresentou o modelo de compartimentação implementado por algumas empresas, como uma fortaleza que garante a biosseguridade do produto brasileiro comercializado ao exterior.
“O Brasil é o maior exportador de carne de frango no mundo, com 4,380 milhões de toneladas exportadas para 160 países. Entre os principais destinos desta carne estão África, Oriente Médio e Américas. Cerca de 35% da carne exportada sai do Paraná, o que torna este Estado e o Fórum promovido pela Gazeta do Povo importantíssimos para o Brasil”, disse Castro.
O especialista explicou ainda os motivos para o sucesso da cadeia de proteína animal do Brasil. “Somos o único País, entre os grandes produtores, sem Influenza Aviária, além disso, possuímos tecnologia própria nas áreas de produção, abate e processamento. São características que oferecem muitas oportunidades no mercado global”, afirmou.
O 5º Fórum de Agricultura da América do Sul teve como objetivo demonstrar que o agronegócio, embora esteja moderno e globalizado, também é social e deve se preocupar com a sucessão no meio rural e urbano. De acordo com a organização do evento, a preocupação está em garantir a produção de alimentos e energia, envolvendo o abastecimento e a segurança alimentar.