Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desenvolvimento

Colômbia espera crescimento de 5% na produção avícola neste ano

O primeiro semestre de 2017 encerrou com um aumento de 4,9% e segundo os especialistas do setor, terminará este ano com um crescimento de 5%

Colômbia espera crescimento de 5% na produção avícola neste ano

Na Colômbia, o setor avícola tem registrado resultados encorajadores nos últimos anos; passando por um de seus melhores momentos, está sendo um dos setores-chave para o crescimento do PIB agrícola. O crescimento do setor em 2016 foi de 4,4% – neste ano a produção de carne de frango foi de 1.470.000 toneladas e 12.800 milhões de unidades, um lucro de US$17,5 bilhões de dólares. Na primeira metade de 2017, o país fechou com um aumento de 4,9% e, de acordo com especialistas da indústria, terminará este ano com crescimento acima de 5%.

A Federação Nacional de Produtores Avícolas (FENAVI) avaliou que esta é a consolidação de uma indústria dinâmica que tem optado por um desenvolvimento do campo que tem “investido fortemente em tecnologia para garantir aos consumidores 2.300.000 toneladas de proteínas (frango e ovos) a preços baixos”. No entanto, para a FENAVI eles tem tido algumas variáveis econômicas que tem sido difíceis de lidar.

O CEO da FENAVI, Andrés Valencia Pinzón disse que, embora a primeira metade do ano tenha sido muito produtiva para a indústria avícola, o setor tem de ser cauteloso sobre o segundo trimestre, fazendo alguns ajustes no processo de produção. “Na produção de frango teremos que ajustar as variáveis, porque o tempo virá quando a capacidade instalada vai começar a ficar mais restrita”, disse Valencia Pinzón.

A união dos agricultores indica que as projeções de 2017 foram feitas por vários motivos, entre eles a desvalorização do peso e da carga fiscal. Além disso, eles têm enfrentado enormes prejuízos e lidado com a falta de confiança do consumidor.

Mercado em crescimento

De janeiro a junho, a produção de frango atingiu 758.310 toneladas e a de ovos conquistou um total de 400.189 toneladas, representando 6.669.000 unidades. A avicultura colombiana continua a buscar novos horizontes na Costa Atlântica, com uma expansão significativa do investimento em fazendas de frangos de corte.