Começa hoje (02/10), em todo o Brasil, a Semana Nacional da Carne Suína, maior ação de marketing da história da suinocultura brasileira. Com o slogan “A carne Suína é 10!”, a campanha organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o Sebrae Nacional, Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) e Grupo Pão de Açúcar (GPA), vai incentivar o consumo da carne suína de maneira inédita no varejo brasileiro.
Entre hoje (02/10) e 16 de outubro, todas as lojas do Grupo Pão de Açúcar (bandeiras Pão de Açúcar e Extra) vão promover o consumo da carne suína com diferentes ações de marketing, que incluem a distribuição de material informativo (folders, folhetos, banners, vídeos), decoração das lojas, maior espaço nas gôndolas, maior variedade de cortes e funcionários treinados para “vender” o produto. Serão ao todo mais de 500 lojas do GPA, espalhadas por todo o País, apresentando a carne suína de forma diferente ao consumidor brasileiro, mostrando-lhe todas as suas qualidades e potencialidades.
Suinocultor confiante
Enquete realizada pelo site de Suinocultura Industrial demonstrou que os suinocultores e demais representantes da cadeia produtiva suinícola estão bastante confiantes na ação arquitetada pela ABCS. Para 50,9% dos participantes da enquete, a realização da Semana Nacional da Carne Suína vai provocar notável mudança no consumo da carne suína no Brasil e na forma como os brasileiros percebem essa proteína. Já para 35,8% a campanha vai ajudar a elevar o consumo de forma moderada e melhorar impressão dos brasileiros em relação às potencialidades da carne suína. Apenas 13,2% acreditam que a ação de marketing não vai alterar significativamente o consumo da carne suína no País.
O otimismo se justifica. A ABCS trabalhou com afinco junto ao Grupo Pão de Açúcar nos preparativos da campanha. A equipe da entidade percorreu o País ministrando treinamentos teóricos e técnicos, realizando oficinas gastronômicas e palestras informativas. Até aqui foram realizados 60 cursos de cortes especiais, 32 oficinas gastronômicas, dez palestras de saudabilidade (que qualificou mais de mil estudantes de nutrição e gastronomia nas principais capitais do País), além do investimento na identificação visual das lojas e a distribuição de material informativo. Em dois meses, 770 líderes e chefes de açougue foram capacitados em 507 lojas do grupo.
O Grupo Pão de Açúcar, por sua vez, é a maior rede de distribuição do Brasil e está presente em 19 Estados e no Distrito Federal. São 1,8 mil pontos de venda e 500 lojas das bandeiras Pão de Açúcar e Extra. Cerca de 650 milhões de consumidores passam pelas lojas do grupo anualmente.
No vídeo abaixo, Fabiano Coser, diretor-executivo da ABCS, fala sobre as expectativas da entidade com a realização da Semana da Carne Suína. Assista!