As vendas no varejo brasileiro expandiram-se 5,9% em 2009, seguindo alta de 9,1% nos 12 meses antecedentes. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou expansão no volume de vendas em 2009 de 8,3%, em relação ao ano anterior, resultado que o levou a responder por um 67,8% da taxa anual do varejo”, destacou o organismo.
Considerando a passagem de novembro para dezembro do ano passado, as vendas cederam 0,4%, com ajuste sazonal. Ante o mês final de 2008, houve, porém, ampliação de 9,1%, com as oito atividades pesquisadas registrando crescimento no volume de vendas, como Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,7%) e Móveis e eletrodomésticos (13,2%).
Sobre a receita nominal de vendas, o IBGE apontou alta de 10% em 2009. Entre novembro e dezembro daquele calendário, foi observada queda de 0,4%. Perante o mês final de 2008, contudo, a receita nominal expandiu-se 11,9%.
Quanto ao comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas cresceu 6,9% e a receita nominal subiu 7,8% em 2009. No mês em dezembro, houve alta de 0,6% e declínio de 0,2%, na ordem.