Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Comércio mundial em queda

Segundo projeção da OMC, o comércio mundial cairá de 14,5% em 2010 para 6,5% este ano.

O crescimento do comércio mundial será de modestos 6,5% este ano, depois de um aumento sem precedentes de 14,5% das exportações em volume em 2010, de acordo com projeção divulgada hoje pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Os emergentes continuarão aumentando mais rapidamente suas exportações do que os países desenvolvidos ainda em crise. A alta das vendas externas dos países em desenvolvimento é estimada em 9,5% comparado a 16,7% ano passado, enquanto as economias maduras exportarão mais 4,5% em volume comparado a 12,9% no ano passado.

Pascal Lamy, diretor-geral da OMC, diz que a queda em relação a 2010 reflete as incertezas sobre o impacto de acontecimentos recentes, como o terremoto e o tsunami no Japão. Acha em todo caso que o comércio mundial, depois da enorme alta na saída da recessão em 2010, agora volta a um ritmo de expansão ‘mais normal’.

Lamy nota que as sequelas da crise financeira continuam presentes e a recessão mundial continua a pesar, com desemprego elevado nas economias desenvolvidas e planos de rigor, que alimentam pressões protecionistas na Europa.

As cifras da OMC indicam o crescimento do comércio mundial em volume, isto é, em termos reais, corrigidos pela variação de preços e da taxa de câmbio. A projeção é baseada em estima de crescimento de 3,1% da produção mundial este ano com as atuais taxas de câmbio.