Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Palestra

Comércio, uma corrida de obstáculos

Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs, abordará este tema em palestra na FGV.

Presidente executivo da Abipecs
Presidente executivo da Abipecs

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) , Pedro de Camargo Neto, faz hoje uma apresentação no 1º Fórum de Debates Brasilianas.org, que debaterá o tema “Nova Diplomacia Comercial”, a partir das 17 horas, no auditório da Fundação Getúlio Vargas, à Avenida 9 de Julho, 2029, Bela Vista. O seminário é organizado pela Agência Dinheiro Vivo e dele participarão funcionários do governo (Ministério das Relações Exteriores, Apex Brasil e Embrapa), representantes da FGV (Centro do Comércio Global na Escola de Economia) e do Conselho Empresarial Brasil-China.

Camargo Neto, mentor dos contenciosos na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre subsídios ao algodão (contra os EUA) e sobre subsídios ao açúcar (contra a União Europeia), quando era secretário de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura (2001-2002), tem vivenciado, nas últimas décadas, problemas relacionados às barreiras comerciais e sanitárias, que afetam o desempenho do comércio exterior do agronegócio brasileiro.

Na palestra de hoje, das 19h20 às 20h20, Camargo Neto apresentará a “corrida de obstáculos” que é atuar no comércio internacional. Obstáculos são as barreiras técnicas (a questão sanitária e fitossanitária) e as barreiras tarifárias (presentes nas negociações comerciais regionais e multilaterais). Por último, existe o obstáculo comercial (mercado consumidor, distribuição e logística).  

Resumidamente, para Pedro de Camargo Neto, a lição de casa do Brasil é que “antes de tudo é preciso ter sanidade e, nas negociações externas, convencer os atores de que a temos”. Para o presidente da ABIPECS, nesse aspecto há obstáculos, como os critérios técnicos utilizados, que nem sempre são fundamentados na ciência, o dificílimo cronograma do convencimento, as missões sanitárias, os estudos de análise de risco sanitário, a relação com a autoridade sanitária estrangeira. “A pressão política é essencial para a adequada tramitação dos processos”, afirma.

Em sua apresentação, Camargo Neto dirá que antes das negociações diplomáticas é preciso definir o modelo de desenvolvimento do País e definir com a sociedade a inserção do Brasil no mundo.

O presidente da Abipecs detalhará o que considera fundamental nos Poderes Executivo e Legislativo para uma eficiente política comercial brasileira. Ele também falará sobre o papel da sociedade civil na questão do comércio internacional.