A Associação Catarinense de Criadores de Suínos através de sua Diretoria Executiva se reuniram para debater alternativas para desenvolver o setor. “Estamos sempre preocupados em promover a qualidade das ações da suinocultura, o setor hoje está unido, fortalecido. Buscamos ações que possam garantir a segurança do produtor, em relação ao dia a dia na propriedade. E uma das prioridades da ACCS, definidas nesta reunião é a Compra Conjunta, a organização do setor independente de suínos para a compra em consórcio, fomentando assim a redução de custos”, destaca o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi.
A Diretoria da ACCS trabalhará com a formação de consórcios, nos moldes que a Associação Paulista de Suinocultores vem atuando, para que os suinocultores possam adquirir produtos em conjunto, e com isso aliviar de maneira considerável o peso do custo de produção, proveniente principalmente dos insumos, como milho e farelo de soja. “A ACCS trabalhará para desenvolver grupos sólidos e reduzir cada vez mais o custo que os suinocultores possuem nas propriedades”, afirma o presidente.
Para os membros da Diretoria da ACCS e presidentes de Núcleos Regionais e Municipais, a proposta da Entidade possui importância ímpar para a continuidade do setor produtivo de suínos. “É um trabalho que proporcionará resultados aos nossos produtores”, comenta o vice-presidente da ACCS, Vilson Spessatto. “Também passará a unir ainda mais o setor, motivando conquistas sólidas”, define o presidente do Núcleo Regional de Criadores de Suínos de Videira e presidente do Núcleo Municipal de Arroio Trinta, além de membro do Conselho Fiscal da ACCS, Marcos Spricigo.
Para o presidente do Núcleo Regional de Criadores de Suínos de Concórdia, Oraldi Martelli, a iniciativa da ACCS é de extrema importância. “A rentabilidade dos produtores está diretamente relacionada ao preço dos insumos. A qualidade da genética e a excelência da carne suína produzida aqui em Santa Catarina são fomentadas por uma série de fatores que custam muito aos produtores. Sempre priorizamos insumos de qualidade, mas estamos pagando muito caro por essa escolha. Desta forma, a compra conjunta será uma das mais importantes estratégias da Associação e dos produtores, insumos de qualidade por preços inferiores ao de mercado”, comenta o suinocultor. “Concordo, e percebo que todas as regiões catarinenses serão beneficiadas. A ACCS atua em todo o Estado, e a Compra Conjunta será um benefício entre todos”, opina o presidente do Núcleo Regional de Criadores de Suínos de Agrolândia, Francisco Neckel.
A proposta da compra conjunta, para fomentar a redução de custos, terá continuidade pela ACCS, através dos trabalhos liderados pelo presidente, mas como sempre, avaliando a melhor maneira de fazer para que o resultado planejado seja atingido e o lucro seja garantido.