A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) investiu cerca de R$ 1 bilhão na compra e distribuição de alimentos nos sete anos de existência do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).
Em entrevista a Agência Brasil, o coordenador do programa, Marcelo Rezende, disse que, ao longo desse período, os resultados têm sido positivos.
“É uma conquista enorme, que faz com que a gente comemore, pois o Programa de Aquisição de Alimentos tem caminhado a passos largos, cumprido sua finalidade maior, que é garantir o direito humano à alimentação”, destacou hoje (4) o coordenador, no último dia da Oficina de Controle Social do PAA, realizada em Brasília desde ontem (3).
“É uma riqueza muito forte no meio rural o agricultor ter a certeza de que o Estado vai comprar o seu produto, e a creche, a escola, o asilo terem a certeza de receber um produto regional, local, vindo da sua região”, destacou.
Marcelo Rezende também ressaltou que a desburocratização vai facilitar o controle social do programa, aumentando assim a participação da sociedade civil.
De acordo com o coordenador do PAA, um dos resultados da oficina será a elaboração de um documento que orientará o aperfeiçoamento do controle e monitoramento do programa.