A partir da próxima segunda-feira (17/08), varejistas de pequeno porte e instituições de interesse social que desenvolvem ações vinculadas ao Programa Fome Zero poderão depositar mercadorias em armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com isenção de taxas de serviço, por período previamente definido. É o que prevê a chamada Tarifa Social, criada pela Conab com o objetivo de ampliar o atendimento a programas de abastecimento alimentar e de ajuda humanitária.
A medida vale para a guarda de alimentos, material de limpeza, medicamentos e colchões, destinados a vítimas de calamidades públicas. A norma abrange todos os armazéns da Conab, mas a recepção do produto estará condicionada à disponibilidade do espaço. A aprovação do pedido também levará em conta o prazo e a função social da mercadoria a ser estocada.
Os interessados devem procurar as superintendências regionais da Conab no estado. No caso dos varejistas de pequeno porte, o benefício é exclusivo para os filiados à Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap), programa coordenado pela Conab.
“Temos uma ampla e diversificada rede de unidades armazenadoras, com um fluxo contínuo de estocagem de mercadorias. Com esse benefício, ampliaremos o uso social desses bens públicos”, explica o superintendente de Abastecimento Social da Conab, João Cláudio Dalla Costa.