Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição animal

Concorrência acirrada no segmento de rações

Com três brasileiros na linha de frente, Provimi planeja aquisições para ampliar vendas globais.

Concorrência acirrada no segmento de rações

Uma das maiores empresas de nutrição animal do mundo, a Provimi pretende elevar de 7% para 10% sua participação no mercado global do segmento nos próximos três anos. O grupo de origem holandesa, mas com capital controlado pelo fundo de private equity britânico Permira, pretende ampliar as vendas globais com crescimento orgânico e aquisições, neste caso com foco especial para a América Latina.

Com receita global de € 2,2 bilhões em 2009 e presente em 30 países, o grupo não revela o país, mas confirma que a próxima aquisição a ser anunciada será mesmo no mercado latino-americano. O contrato de compra será assinado no dia 15 de agosto. Com isso, a Provimi acirrará a disputa no mercado global com outras três gigantes multinacionais: a também holandesa Nutreco, a americana Cargill e a francesa Evialis.

“A empresa passou por um processo de profissionalização nos últimos anos, o que permitiu ganhos de produtividade. Mas isso tem um limite. O próximo passo é elevar as vendas e aumentar a participação de mercado”, afirma Luciano Roppa, vice-presidente da Feed Solutions, braço global da empresa para o desenvolvimento de novas tecnologias e inovação.

Para concretizar sua estratégia, os holandeses decidiram colocar três brasileiros à frente dos principais mercados. Além de Luciano Roppa, que tem entre suas funções identificar as melhores práticas de produção em nível global e levá-las para os 30 países onde a empresa atual, no comando do mercado latino, o mais importante entre as oito divisões do grupo, assume Adriano Cesar Marcon, presidente da Provimi para América Latina.

As operações do Brasil, que respondem por 20% do negócio mundial da Provimi e, individualmente, são as mais importantes, serão comandadas por outro brasileiro. Celso de Mello deixa a direção comercial da Nutron, braço da multinacional no Brasil, para assumir os negócios em todo o país. Das 60 milhões de toneladas de ração comercializados no Brasil no ano passado, a Nutron tem uma participação de 14%.

Foram os resultados obtidos no Brasil que levaram a direção mundial da empresa a colocar três brasileiros em cargos-chave. “A estrutura de negócios no Brasil começou a ser montada em 2004. Criamos uma rede de serviços que oferece assistência técnica para os clientes, além do desenvolvimento de produtos que buscam oferecer eficácia e segurança alimentar, fatores que são garantidos por nós. É esse posicionamento no Brasil que a empresa quer implantar globalmente”, afirma Marcon.

No que se refere ao faturamento para 2010, a expectativa é de um crescimento de 15% sobre o resultado do ano passado. Se o número for alcançado, a receita da Nutron no Brasil chegará a R$ 500 milhões. Com isso, o país passa a deter mais de 70% do faturamento que a Provimi tem na América Latina, que é estimado para este ano em R$ 700 milhões.

A grande participação brasileira na região não é por acaso. Das 115 milhões de toneladas produzidas nos países latino-americanos, o Brasil foi responsável por quase 60 milhões no ano passado. O segundo maior mercado do bloco é o México, responsável por 25 milhões de toneladas.