Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Condomínio Suinícola no RS

Metas previstas para 2009 foram atingidas. Em 2010 projeta-se o aumento do espaço físico em Serio (RS).

Condomínio Suinícola no RS

Apesar da crise que afeta a suinocultura, as 12 famílias que integram o Condomínio Suinícola de Paredão têm motivos de sobra para comemorar. Além de atingir as metas previstas para o ano passado, os associados projetam a ampliação do espaço físico do complexo para 2010. A notícia foi divulgada na primeira assembleia do ano, realizada na semana passada. O encontro contou com a presença da prefeita Dolores Kunzler, secretários municipais, vereadores, representantes da Cosuel, Sicredi e Emater/RS-Ascar, além de associados.

A reunião iniciou-se com a apresentação dos resultados obtidos em 2009 e a eleição da nova diretoria. Conforme o estatuto do condomínio, todos os sócios são presidentes, sendo que no início do ano é escolhido o vice, que assume a presidência no ano seguinte. Dessa forma, ele acompanha as atividades e fica preparado para o seu mandato. O presidente de 2009, Samuel Favaretto, passou o cargo para Márcio Martini. Os demais membros da nova diretoria são Augustinho Aroldi (vice-presidente), Alberto Danielli (secretário) e Ari Fontana (tesoureiro).

Mas o momento mais esperado foi a divulgação da ampliação do Condomínio Suinícola. Atualmente, o complexo conta com apenas dois prédios, um para a maternidade e outro para a gestação. A partir de 2010, será iniciada a duplicação do espaço físico com a construção de mais dois pavilhões. Isso irá duplicar a produção de leitões e, consequentemente, aumentar a renda das famílias associadas. O novo vice-presidente, Márcio Martini, elogiou o trabalho e solicitou o apoio de todos os sócios para que as expectativas sejam concretizadas. “Espero que neste ano possamos construir os novos prédios para continuarmos obtendo bons lucros.”

Exemplo
O vice-presidente, Augustinho Aroldi, que também é delegado da Cosuel, destacou a importância da ampliação, a união do grupo e a parceria com o Poder Público. O secretário de Agricultura, Pedro Becker, colocou a Administração Municipal à disposição. “Aqui todos se ajudam e querem o melhor. Outras áreas deveriam se espelhar nesse condomínio.” A organização também foi destacada pelo secretário de Obras, Marcos Gonzatti, que também é um dos sócios do empreendimento. A prefeita Dolores Kunzler enfatizou que o município precisa dessas atividades para continuar crescendo, especialmente no setor primário. O presidente da Cosuel, Gilberto Antônio Piccinini, elogiou o empenho de todos para tornar o condomínio cada vez mais forte.

Saiba mais
De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Agricultura, em 2008 os suínos estiveram entre os três produtos que mais geraram renda para o município, com 10,6% da arrecadação. Em primeiro lugar esteve a avicultura, com 56%, e em segundo, a fumicultura com 21%. Os dados de 2009 ainda serão computados.

União de esforços
Há sete anos 12 famílias da comunidade de Paredão iniciaram a construção dos prédios do Condomínio Suinícola com o objetivo de ter mais uma alternativa de renda. O próprio grupo construiu as instalações, sendo que cada sócio trabalhou em torno de 110 dias na obra. Embalados pelo som de um pequeno rádio e entre uma história e outra, empenharam-se atrás de um sonho em comum. Assim, os dias se passaram e em abril de 2005 inauguraram o complexo.

Conforme o sócio Altemir Corbellini, no local existem cerca de 260 matrizes. Os leitões permanecem até os 21 dias e depois são encaminhados para a Cosuel. Por mês, são vendidos cerca de 450 leitões. Com a duplicação, a quantidade de matrizes passará para 520. Os atuais sócios são Alberto Danielli, Daniel Corbellini, Altemir Corbellini, Augusto Favaretto, Márcio Martini, Ari Fontana, Augustinho Aroldi, Samuel Favaretto, Joceli Favaretto, Arlindo Kunzler, Imério Gonzatti e Marcos Gonzatti.