O ovo é um alimento que compete pela preferência do consumidor com uma série de outros alimentos já existentes nas gôndolas dos supermercados. E além dos concorrentes já existentes, todos os dias surgem novos produtos para competir com o alimento ovo. Diante deste cenário, quais são as melhores estratégias para o setor de postura comercial defender seu espaço na preferência do consumidor? Quais ações podem ser eficientes para fazer com que as pessoas comam mais ovo? Como agregar valor ao ovo e aumentar seu preço de venda? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas pelo especialista em Marketing do Ovo e ex-presidente do Instituto Latinoamericano del Huevo (ILH), James Abad, durante a palestra “Marketing do ovo: como fortalecer sua marca”, no 14o Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, que vai acontecer de 15 a 17 de março, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
O especialista destaca que apesar dos avanços importantes em áreas como incubação, produção, manejo e controle de doenças nos últimos 30 anos, a avicultura de postura tem, na área de marketing, um atraso perigoso. “Temos muito para evoluir. Um exemplo disso é o case da batata chips. A indústria que a comercializa não é especializada em batatas, ela não produz uma única batata sequer. Mas, eles desenvolveram um estudo que comprova que a batata, quando produzida de uma determinada maneira, ela produz um barulho ao morder que faz o consumidor comer mais. E é disso que nós precisamos, de uma ação capaz de fazer o consumidor comer mais”, alerta Abad.
Ele defende que, apesar de ser um alimento competitivo, precisamos acreditar que temos concorrentes e que são muitos. “Se avaliarmos quantos produtos haviam nos supermercados 30 anos atrás comparando com os últimos 20 e depois os últimos 10 anos podemos observar um crescimento exponencial. E quanto ao ovo? Quantos tipos diferentes haviam 30 anos atrás? E agora? O crescimento foi muito pequeno em relação ao aparecimento de novos alimentos e não há ainda um trabalho forte para defender o nosso espaço. Acredito que o primeiro passo é reconhecer que existem concorrentes e que não vamos crescer se não houver um trabalho conjunto”. A palestra “Marketing do ovo: como fortalecer sua marca” vai acontecer no dia 16 de março, quarta-feira, a partir das 14h.
Inscrições
As inscrições para o 14o Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos podem ser realizadas no site do evento (www.congressodeovos.com.br) até a próxima segunda-feira, dia 7 de março. Até esta data o valor é de R$ 280 para estudantes com comprovante, R$ 420 para professores e pesquisadores, R$ 450 para associados da Associação Paulista de Avicultura (APA) e R$ 560 para profissionais.
Apoio
As principais empresas do setor confirmaram patrocínio para a próxima edição do evento: Abase, Adisseo, Agroceres Multimix, Alltech do Brasil, Amicil, Artabas, Big Dutchman, Biocamp, Biovet, BR Nova, Ceva, De Heus, Des-Vet Produtos Veterinários, DSM, Elanco, Fatec, Granja Fujikura, H&N Avicultura, H&N Avicultura Internacional, Hendrix Genetics, Hy-Line do Brasil, Ilender do Brasil, Interaves Agropecuária, Kilbra, Lohmann do Brasil, Mercoaves, Merial, Ourofino Saúde Animal, Planalto Postura, Sanphar Saúde Animal, Uniquímica, Vicami e Zoetis.
O evento tem o apoio de divulgação das principais mídias do setor, como Avisite, A Hora do Ovo, Ovosite, Avicultura Industrial, Feed&Food, O Presente Rural, Setor Avícola, AveWorld, Mundo do Agronegócio e Avimig (Associação de Avicultores de Minas Gerais).
Serviço:
14º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos
Data: de 15 a 17 de março de 2016
Palestra: “Marketing do ovo: como fortalecer sua marca”
Data: 16 de março de 2016, quarta-feira
Horário: 14h
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto – SP
Informações: (11) 3832.1422.
Site: www.congressodeovos.com.br