A safra brasileira de soja deve totalizar 98,1 milhões de toneladas no ciclo 2015/2016. A avaliação é do consultor Flávio França Junior, diretor da França Júnior Consultoria. O número representa uma revisão para baixo nas expectativas do especialista que, em março, acreditava em um volume de 99,47 milhões de toneladas.
Os estados que tiveram corte na estimativa de produção foram Mato Grosso, Paraná, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. De outro lado, houve revisão para cima nos números de Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo (veja tabela abaixo).
Em relatório divulgado nesta sexta-feira (29/4), o consultor explica que sua avaliação levou em conta uma “nova realidade de produtividade” em função deproblemas climáticos ocorridos nos últimos 30 dias.
“Especialmente pelo clima predominantemente seco na região Nordeste, atingindo as safras de soja e milho (verão e inverno), e a estiagem observada na região central, atingindo a safra de inverno de milho, incluindo parte do Paraná, a região Sudeste e a boa parte da região Centro-Oeste”, diz ele, no relatório.
No milho, a estimativa para a produção no Brasil foi revisada de 87,13 milhões para 79,53 milhões de toneladas, somadas as culturas de verão e a safrinha. Em relação à tempotrada 2014/2015, o número representa uma queda de 9%.
A projeção para a safra de verão foi revisada de 27,63 milhões de toneladas para 26,46 milhões. E a safra de inverno foi revisada de 59,50 milhões 53,08 milhões de toneladas.