O mercado de carne de frango se aqueceu no início de junho, mas, até a semana passada, agentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) atribuíam o comportamento mais à típica elevação das vendas neste período do mês do que a um eventual reflexo do aumento no consumo agregado por causa da Copa. Do final da semana passada pra cá, no entanto, o mercado parece estar ganhando reforço dessa demanda extra advinda de estrangeiros que chegam ao País para prestigiar o evento esportivo. No início desta semana, levantamentos do Cepea já captam elevações nas cotações de carne de frango (inteiro e cortes).
Além dos efeitos de curto prazo, a exposição da carne produzida no Brasil ao consumidor estrangeiro pode ser uma boa oportunidade de reafirmar a qualidade do produto nacional, que já é a mais exportada do mundo.
Apesar dos efeitos positivos, não se pode esquecer das ameaças. “A questão fitossanitária é a que deve ser tratada com mais cautela, dado que a grande quantidade de turistas circulando pelo País nesses dias de evento pode ser um carreador de algumas doenças que vêm afetando a produção de aves em alguns países ao redor do mundo, como a influenza aviária”, pontua a analista Camila Brito Ortelan.