Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Controle de resíduos contribui para redução de barreiras sanitárias

Comitê do Codex Alimentarius se reúne com 70 países em discussão sobre segurança alimentar.

Os níveis adotados no Brasil quanto aos resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal são seguros e isso contribui para a redução nas barreiras sanitárias no comércio internacional. Esta é uma das conclusões do vice-presidente da 18ª sessão do Comitê do Codex Alimentarius para Resíduos de Medicamentos Veterinários em Alimentos (CCRVDF, sigla em inglês), Ricardo Pamplona, que também chefia a Divisão de Produtos Biológicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A reunião terminou, na última sexta-feira (15), em Natal, e reuniu 200 representantes de 70 países esta semana em Natal/RN.

“O Brasil mostrou à comunidade internacional a importância que o País dá ao assunto, seguindo corretamente as recomendações do Codex Alimentarius para resíduos de medicamentos veterinários em alimentos”, acrescentou Pamplona. O Mapa foi o responsável por trazer o evento ao Brasil, como responsável pelo Grupo de Técnico do Comitê no País.

Pamplona afirmou, também, que, depois do Brasil sediar o evento, “os países em desenvolvimento terão assegurada sua presença no Codex Alimentarius cada vez mais”. Isso porque é a primeira vez que o evento é realizado fora dos Estados Unidos e teve a aprovação dos participantes, como se viu nas manifestações ocorridas na sessão final. O fato, inclusive, foi salientado durante o encontro pelo representante dos Estados Unidos, reconhecendo que, pela primeira vez, o evento reuniu número recorde de países.

O relatório final da reunião do Codex será publicado na próxima semana no site oficial www.codexalimentarius.net.