A ampliação das cotas de exportação de carnes suína e de frango será um dos assuntos centrais da pauta de viagem do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, à Rússia entre os dias 2 e 8 de junho. “Com essa visita darei continuidade às negociações iniciadas em duas missões oficiais que enviamos ao País. Especialmente no caso de suínos, temos um excedente de produção de 50 mil toneladas que o Brasil tem interesse em exportar para a Rússia”, explicou Stephanes.
Atualmente, o Brasil está inserido numa cota anual de exportação de carnes para a Rússia que inclui outros países. Em 2008, esta quantidade foi fixada em 193 mil toneladas para suínos e de 68 mil toneladas para carne de frango. Já em 2009, este valor caiu para 177,5 mil toneladas para suínos e 12,4 mil toneladas para frangos. Apenas Estados Unidos e União Europeia têm cotas exclusivas estabelecidas pelo governo russo. O ministro da Agricultura acredita que o Brasil conseguirá aumentar o valor destas cotas, já que o produto nacional é competitivo e a Rússia é um grande consumidor de carnes.
Stephanes ainda terá encontros com exportadores de trigo e de fertilizantes. No caso do trigo, a Rússia é uma das opções para fornecer parte do produto que o Brasil precisa para atender sua demanda interna. Com o setor de fertilizantes, o ministro e representantes de cooperativas brasileiras vão discutir a importação direta destes produtos. “A Rússia é um grande produtor de potássio e fósforo e é interesse do Brasil facilitar a aquisição e ampliar o número de fornecedores de fertilizantes”, disse Stephanes.
O ministro da Agricultura ainda ressaltou que a sua viagem ao país também é uma retribuição a visita de ministros russos ao Brasil em 2008. “Temos um trabalho de conquista permanente com este mercado que é o nosso principal parceiro comercial em carnes”, completou.
Fórum – Faz parte também do programa de viagem do ministro Stephanes a participação do Fórum Mundial de Grãos, nos dias 6 e 7 de junho, quando serão discutidos temas, como o mercado mundial desses produtos e o fornecimento de comida para o mundo, segurança alimentar e inovações e biotecnologia para a produção de grãos. Além de Stephanes, o fórum terá a presença do diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, da ministra da Agricultura da Federação da Rússia, Elena Skrinnik, do presidente da Sociedade Agrícola da Alemanha, Karl Bartmer e outras autoridades e especialistas em agricultura.