Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cotações dos suínos podem melhorar em breve

<p>De acordo com a ACSURS, aumentaram os comentários otimistas sobre a redução na oferta de suínos e a possibilidade de que, em breve, os preços possam melhorar.</p>

Redação (24/07/06) – Mas, por enquanto, ainda é difícil ver motivos concretos para justificar essa expectativa e os produtores continuam insatisfeitos com o preço recebido pelo quilo do suíno vivo, apesar do RS estar desfrutando de uma situação privilegiada em relação ao resto do país, por ser o único estado brasileiro autorizado a exportar carne para a Rússia.

Veterinários da União Européia apontaram falhas no controle da febre aftosa, depois de mais de 10 dias de visita ao Mato Grosso do Sul, onde surgiram os últimos focos da doença no país. Isso pode atrapalhar as vendas para aquele mercado. A possibilidade de uma fusão entre a Sadia e a Perdigão preocupa os europeus. Juntas, essas empresas que já destinam mais da metade de suas produções para a exportação, tendem a aumentar sua competitividade e a conquistar novos mercados.

Eles temem a concorrência crescente da carne brasileira nos últimos anos, e citam como exemplo o que aconteceu no mercado russo, que até bem pouco era dominado por europeus e americanos. Os mercados de países em desenvolvimento, como o da China, por exemplo, estão se modificando e, se o Brasil conseguir resolver todos os seus problemas fitossanitários, será um forte concorrente. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.