Enquanto a concessão de crédito enfrenta restrições nas grandes cidades da China devido ao crescimento explosivo, o governo pede maior liberação de recursos para as áreas rurais do país.
Um dos governadores do Banco Central da China, Liu Shiyu, disse que os bancos devem conceder mais microcrédito para fazendeiros, visando o desenvolvimento de indústrias rurais e a urbanização.
“Mais esforços devem ser feitos para estimular as instituições a oferecer serviços financeiros à área rural”, disse Liu.
Na visão do funcionário do BC, as cooperativas de crédito rural devem acelerar sua reestruturação e tomar a liderança no mercado financeiro rural.
Liu ainda pediu que mais bancos sejam abertos em vilarejos, assim como empresas de microcrédito e novos tipos de instituições financeiras.
O baixo acesso à financiamento é uma das razões que deixam o desenvolvimento rural bastante distante do forte crescimento das cidades. Tal situação não tem apresentado melhoras significativa, apesar dos constantes esforços do governo.
Os bancos mostram resistência em emprestar nas áreas rurais devido à falta de garantias aos empréstimos.