As exportações de Santa Catarina devem fechar o ano em US$ 7,5 bilhões, valor 18,1% maior do que o atingido em 2009 (US$ 6,4 bilhões). As vendas do Estado, em 2010, representarão 3,75% do total exportado pelo Brasil. Em 2009, a participação foi de 4,20%. As estimativas estão em um estudo da Apex-Brasil sobre as exportações do Estado, que aponta, também, novas oportunidades de mercado para 12 setores produtivos catarinenses que, juntos, respondem por 68,5% das exportações estaduais e por 29,5% das vendas externas do Brasil nesses setores. O estudo foi apresentado a empresários catarinenses, nesta terça-feira, em encontro na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). — A boa notícia é que setores como móveis, confecções e produtos cerâmicos de Santa Catarina estão seguindo o caminho que consideramos mais correto: buscando os mercados em que há uma classe média maior — comenta Marcos Lélis, coordenador da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil.
Ele cita como exemplo os Estados Unidos, Canadá, os países da Europa, Japão, Coreia do Sul e a China. Os setores catarinenses estudados foram carne de frango in natura e industrializada, carne de peru industrializada, carne suína industrializada, maçãs, confecções, móveis, produtos cerâmicos, compressores e bombas, geradores elétricos, autopeças e partes de motores para veículos.
Lélis destaca que apesar de crescer menos do que a média brasileira, Santa Catarina exporta basicamente manufaturados, enquanto o país segue beneficiado pela alta das commodities. De 1996 a 2008, houve mudança no destino dos embarques catarinenses. Em 1996, os 15 principais destinos das exportações representavam 76% da pauta. Hoje, representam 64%.
Para Lélis, essa mudança é positiva, pois significa diversificação dos mercados. Ele defende, também, que as empresas de micro e pequeno portes têm mais vantagens competitivas em relação às grandes na hora da exportação. Segundo ele, mesmo com o dólar baixo, essas companhias são mais dinâmicas e conseguem fazer a diferença no mercado internacional por meio da agilidade na hora de adaptar a novos produtos e processos. Santa Catarina tem 1.450 empresas exportadoras. Destas, 280 são microempresas, 296 são de pequeno porte, 523 são de médio porte e 351 de grande porte.