Os custos de produção na avicultura e da suinocultura voltaram a subir no mês de novembro. A informação é da Embrapa Suínos e Aves, com sede em Concórdia (SC). Na comparação com agosto, o índice relativo ao frango teve alta de 4,73%. O relativo ao suíno teve elevação de 1,25% na mesma comparação.
De acordo com a Embrapa, o custo de produção de frango sofreu a influência do aumento no preço da ração, que foi de 4,94% no período analisado. De outro lado, a mão de obra teve baixa de 0,29%. Apesar do aumento em setembro, o índice acumula queda de 11,22% no acumulado dos nove primeiros meses do ano e de 15,17% nos últimos 12 meses.
O aumento nos preços da ração animal influenciou também o custo de produção de suínos, segundo a pesquisa da Embrapa. A alimentação teve alta de 0,71%. Subiram também transporte (0,36%), manutenção (0,15%) e Funrural (0,15%). No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o indicador tem queda de 6,77% e nos últimos 12 meses, redução de 9,14%.
Os índices são formados a partir da análise de custos de produção nos 11 principais estados produtores de aves e suínos do país.