Redação (30/01/2009)- A crise financeira já impulsiona fusões temporárias entre cooperativas gaúchas. Pelo menos 15 delas com saúde debilitada são candidatas a absorção por outras que possuem finanças robustas. A idéia da intercooperação partiu do presidente da Ocergs, Vergilio Perius, preocupado com o enfraquecimento do sistema. Na semana que vem, a Cooplantio assume a Cooperativa Agrícola Mista Santo Isidoro (Coopsil), de Faxinal do Soturno. Com a parceria, passa a fornecer insumos, pagar funcionários e despesas operacionais. Em troca, fica com a venda da produção dos quase mil associados.
Já a Coopsil receberá mensalmente pelo arrendamento de unidades e terá participação anual sobre resultados. Segundo o presidente da Cooplantio, Daltro Benvenuti, o projeto será revisado em 12 meses, quando então a Cooplantio decidirá sobre novas parcerias.
Hoje a cooperativa anuncia, em Eldorado do Sul, a superação da projeção de faturamento de R$ 250 milhões em 2008. Mesmo com a freada do mercado, a Cooplantio pretende exportar 125 mil t de soja em 2009. Segundo o gerente de negócios Marcelo Faria, o passivo inferior a 1% define a estimativa.
Crise leva cooperativas gaúchas à fusão
Pelo menos 15 delas com saúde debilitada são candidatas a absorção por outras que possuem finanças robustas.