Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Crise na suinocultura belga

<p>Produtores de suínos da Bélgica protestam contra preços baixos de produtos no varejo.</p>

Suinocultores irritados bloqueiam acesso a quatro grandes distribuidores de produtos na Bélgica, relatou o Boletim Informativo do Centro Agrícola e Hortícola.

Segundo o Sindicato de Criadores de Suínos (Veva), cerca de 750 produtores aderiram a manifestação. Eles alegam não compreender como os preços continuam a cair se a procura por suínos e derivados aumentou.

Os produtores alegaram que estão sofrendo perdas financeiras há vários anos e procuram por preços justos para os suínos. Eles bloquearam on centros de distribuição Colruyt (em Halle), Lidl (em Gullegem) e dois da Aldi (em Roeselare e Erpe-Mere. Os produtores disseram que não pretendem fazer o desbloqueio em breve.

Colapso – “Se não houver aumento dos preços, um grande número de produtores de suínos podem entrar em colapso”, explicou o presidente do Veva, Geert Wallays. Ele acredita que os preços dos suínos no varejo estão sendo manipulados. “Durante as últimas semana os preços diminuíram apesar da alta procura devido ao clima favorável para consumo de churrascos. Existe uma grande procura e o número de suínos está cada vez menor. Isso não é correto”.

Wallays disse que o desconto nos preços estão enganando os consumidores. “A curto prazo, os clientes obterão produtos mais baratos, mas é impossível que os preços continuem nessa faixa. O setor está passando por uma crise e logo os clientes perceberão”.

Novo sistema de preços – Os produtores estão lutando por preços que ao menos ‘cubram os gastos com a produção’. Segundo o Veva, um novo sistema de preços para a indústria suinícola precisa ser implantado urgentemente. Segundo Wallays, o setor está “sangrando rapidamente para a morte”.

* Com informações do Pig Progress