As atividades do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) tem contagiado parceiros em diversas regiões no país. No mês de outubro, foi o Frigorífico AGROLUSA que realizou a capacitação em tecnologia de cortes suínos para mais de 60 colaboradores e clientes da agroindústria em São Luiz/MA. Ministrado pelo consultor de cortes Daniel Furtado, a ação demonstrou de forma prática a versatilidade da carne suína.
Usando meia carcaça suína o consultor explicou os diferentes cortes da carne buscando demostrar a saudabilidade do produto em partes diferenciadas. “O joelho suíno seria mais bem utilizado se as pessoas soubessem como prepara-lo. Por isso nas capacitações procuro dar receitas com os cortes propostos. Com o joelho traseiro do suíno, por exemplo, é possível preparar um “Joelho ao Forno” que doura com o mel e tem como acompanhamento batatas e cenouras cozidas”, comenta.
Segundo o gerente da AGRULUSA, José de Souza, o treinamento foi uma forma de aprimorar e relembrar técnicas de abate suíno, já que são especialistas em abate e abastecem cinco redes de supermercados. “A cada dia o consumidor está mais exigente, buscando sempre o mais prático e rápido de fazer. Acredito que o curso de cortes vem ao encontro com esta necessidade atual de oferecer nas gôndolas dos supermercados cortes porcionados e de fácil preparo. Foi um evento excelente, todos os presentes saíram satisfeitos com o que viram e ouviram”, explica.
Para o gerente de açougue da rede de supermercados Matheus, Reynolds Amaral, o treinamento de cortes mostrou as várias possibilidades da carne suína e desmistificou os preconceitos que os próprios açougueiros têm em relação ao produto. “Aprendemos muito com o consultor, o curso proporcionou um aperfeiçoamento das técnicas de cortes. Acredito que e este cortes irão aproximar os clientes pela qualidade e versatilidade do produto”, diz.