Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Custo do suíno

Acsurs e Embrapa Suínos e Aves discutem custos de produção, envolvendo a atual formatação das pesquisas e novos ítens.

Custo do suíno

No dia 11 de março, o Presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Luis Folador, esteve reunido, na seda da Acsurs, com os pesquisadores Marcelo Miele e Franco Martins, ambos da Embrapa Suínos e Aves.

Na ocasião, Folador, atendendo a várias solicitações de suinocultores gaúchos, pediu aos pesquisadores a ampliação da discussão da formação das planilhas de custos de produção, efetuadas pela autarquia governamental. Com isso, a Acsurs busca o aperfeiçoamento da formação dos itens que são pesquisados atualmente (custo de produção de suínos para abate e de leitão até a fase creche) e, além disso, que sejam criadas também planilhas de custo de produção de leitões desmamados e terminadores de suínos.

Valdecir prega que, para a execução destas solicitações, ou seja, quais itens devem constar nas novas planilhas de custo de produção e nas atuais, para aperfeiçoá-las, sejam consultados profissionais de todos os elos da cadeia suinícola. Isto já vem ocorrendo, porém, segundo o dirigente, esta consulta deve ser realizada de maneira mais efetiva.

O objetivo da iniciativa é saber qual é o real custo do kg do suíno em todas as suas fases de crescimento (desde o nascimento até o abate), possibilitando, desta maneira, determinar ao certo, quais os custos que cabem ao produtor e à agroindústria, tendo em vista que são recorrentes as reclamações de suinocultores em relação aos preços recebidos pelos suínos produzidos em suas granjas.