Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Visita

Delegação japonesa visita áreas de avicultura e leite em Goiás

O objetivo é identificar formas de trabalho que possam ser usadas como exemplo de desenvolvimento local em Moçambique

Delegação japonesa visita áreas de avicultura e leite em Goiás

Uma delegação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) visita nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, o município de Itaberaí, em Goiás. Integrantes da Cooperação Trilateral (Brasil-Japão-Moçambique), os japoneses irão conhecer o treinamento de avicultura de corte e a Unidade Demonstrativa do Programa Balde Cheio, realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Goiás) em parceria com o Sindicato Rural do município.

O objetivo é identificar formas de trabalho que possam ser usadas como exemplo de desenvolvimento local em Moçambique. Superintendente do SENAR Goiás, Marcelo Martins explica que as condições de solo e clima de Moçambique são similares à do Cerrado brasileiro. “Lá, a demanda por capacitação é muito alta. A ideia agora é que eles conheçam a aplicação do trabalho para que, em um futuro próximo, o SENAR possa ir à Moçambique”, completa o superintendente.

Durante esta semana, os japoneses já se reuniram com chefes e coordenadores de programas do SENAR Central, em Brasília. Na ocasião eles tiveram a oportunidade de conhecer projetos de Assistência Técnica com Meritocracia, a Rede e-Tec do SENAR, a Inclusão Digital Rural e o programa Útero é Vida.

Intercâmbio

A cooperação trilateral foi firmada com o SENAR, em nível nacional, em 2009, com o intuito de dar andamento ao ProSavana, um programa que apoia o desenvolvimento agrícola e rural do Corredor de Nacala, no norte do Moçambique. A ideia inicial é aumentar competividade e produtividade de pequenos a grandes produtores e proporcionar, por exemplo, a exportação.

A programação do grupo em Itaberaí começa com um bate-papo com alunos do Programa Empreendedor Rural (PER). Em seguida, haverá o acompanhamento do treinamento de Qualificação de Avicultura de Corte que ocorre em parceria do Sindicato Rural e Sistema FAEG/SENAR com a empresa Super Frango. À tarde, os japoneses conhecerão a Unidade Demonstrativa do Programa Balde Cheio, que estimula produtores a aumentarem a produção leiteira no interior de Goiás.