Depois de concretizadas as expectativas de um 2013 positivo para a suinocultura, agentes esperam que 2014 seja ainda melhor, com cotações firmes. A demanda interna deve ser estimulada, em especial pelos esforços do setor para elevar o consumo de carne suína no País, pela vinda de turistas com a realização da Copa do Mundo. Quanto às exportações, o clima também é de otimismo, com a consolidação do relacionamento entre Brasil e Japão e o aumento dos embarques para outros mercados. Do lado da oferta, o cenário deve permanecer estável, contribuindo para sustentar as cotações. Todo esse cenário positivo à suinocultura deve, no entanto, ser observado de forma criteriosa nos médio e longo prazos. Isso porque, historicamente, períodos de bons resultados são seguidos de fortes investimentos, que, por sua vez, podem deixar a oferta superior à demanda e ocasionar, consequentemente, queda de preços.
Revistas
Mais EdiçõesEconomia
Resumo da Semana Agrimídia: da polêmica envolvendo a Danone à Gripe Aviária em suínos
Chegamos ao início de mais um mês e para encerrar outubro, mais uma semana agitada no agronegócio. Marcada pela polêmica envolvendo a Danone e a soja brasileira, além de alertas meteorológicos e novas ameaças de doenças nas granjas, o setor teve dias movimentados. Confira o resumo completo e fique por dentro dos acontecimentos que impactam […]
Mercado
Análise do mercado de suínos: alta no preço da arroba em SP
A Bolsa de Suínos de São Paulo registrou uma valorização nos preços, com o valor da arroba do suíno vivo subindo para R$ 184,00, ou R$ 9,81/kg. Este aumento representa um ajuste positivo de R$ 0,21 por kg ou R$ 4,00 por arroba em relação ao fechamento anterior. A alta reflete uma dinâmica de oferta […]
Mercado
Preço do frango sobe em outubro com alta demanda e competitividade em relação à carne bovina
Os preços médios da carne de frango mantiveram trajetória de alta pelo terceiro mês consecutivo em outubro, conforme levantamento do Cepea. O cenário de valorização se repetiu em todas as regiões acompanhadas, impulsionado pelo aumento da demanda doméstica pela proteína avícola. Pesquisadores explicam que essa elevação se deve também à competitividade do frango em comparação […]
Exportação
ABPA fortalece parceria com mercado chinês
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), participará da China International Import Expo (CIIE) entre os dias 5 e 10 de novembro em Xangai, China. Durante o evento, a ABPA, representada por Nayara Dalmolin, coordenadora de promoção, receberá importadores e representantes do […]