Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Deputado Estadual pede maior comprometimento do governo para a Suinocultura

As dificuldades constantes na produção de suínos estão enfraquecendo o setor.

As dificuldades constantes na produção de suínos estão enfraquecendo o setor, um dos principais para a economia de Santa Catarina e dos demais estados brasileiros.  Há poucas semanas, a TV ACCS mostrou a falta de atitude do poder público para com os produtores. Relembrando a Audiência Pública realizada no último ano, em que ações foram propostas, mas que não saíram do papel até hoje, tornando ainda mais inviável a atividade.

Na última semana, a ACCS recebeu a visita de um dos deputados que representa a Região Oeste de Santa Catarina na Assembleia Legislativa, Moacir Sopelsa. Ele acompanhou a problemática da atividade e afirmou que o Governo precisa dar mais atenção aos produtores. “É necessária uma política de maior segurança para a suinocultura, infelizmente preciso dizer que os governos não aprenderam dar o real valor para essa atividade”, destaca Sopelsa. Sobre a audiência, Sopelsa reforçou que é necessário um maior comprometimento para evitar crises na atividade. “Naquele momento foram assumidos compromissos que poderiam auxiliar a atividade, mas com o tempo ficarão pendentes, e isso não pode acontecer, compromete a atividade, a economia”, reforça ele.

No ano passado, a ACCS e os produtores fizeram solicitações simples ao governo, como a disponibilidade de milho aos produtores por valores mais baixos que de mercado.  Hoje, o mesmo pedido é feito. Sopelsa apoiará a ACCS na busca de insumos para os produtores. “É preciso auxiliar a atividade com a disponibilidade de milho e a redução dos impostos que chegam sim até os produtores e fazem a diferença para eles”, Sopelsa.

Para o deputado que representa a Região Oeste, altamente produtora, é preciso que a Secretaria de Agricultura olhe com mais atenção para a atividade que fortalece a economia há mais de 50 anos. “Precisamos levar essas informações para o governador, é preciso que o secretário de Agricultura acompanhe essa situação e informe ao Governo do Estado, é imprescindível a continuidade da suinocultura”, reitera o deputado. Por fim, Sopelsa apoiou o movimento que as associações buscam um Preço Justo para a Produção de Suínos.  Um sonho que precisa de aliados para se realizar.