Da Redação 13/07/2005 – A desaceleração da atividade agropecuária já é marca do ano de 2005. O mais recente estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) indicam que, com base nos resultados acumulados até abril, o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária em 2005 atingirá valor menor que o registrado em 2004.
A pesquisa completa e a análise do desempenho da atividade rural este ano é tema de entrevista coletiva do chefe do Departamento Econômico da CNA, Getúlio Pernambuco, que ocorre nesta quarta, dia 13. Na coletiva o chefe do Departamento de Assuntos Internacionais e de Comércio Exterior (Decex) da CNA, Antônio Donizeti Beraldo, irá apresentar também números relativos às exportações do agronegócio brasileiro, que não revelam um bom momento para o setor.
Beraldo destaca que as remessas do setor no mês passado atingiram valor menor que em junho de 2004. Beraldo e Pernambuco vão explicar como a perda de fôlego da atividade rural compromete os resultados do conjunto da economia.