Redação (11/09/06)- Economista francês radicado no Brasil especializado no mercado de carnes e consultor da Céleres, Jean-Yves Carfantan, ministra na próxima terça-feira (12) na sede nacional da SRB, em São Paulo, a palestra “Exportação de Carne Bovina: Uma oportunidade histórica – A Visão do mercado varejista e consumidor europeu”
O novo cenário de produção e as tendências do mercado consumidor europeu de carnes somados aos desafios e oportunidades para o exportador brasileiro serão os temas em destaque da palestra que a Sociedade Rural Brasileira (SRB) – www.srb.org.br – promove na próxima terça-feira (12) das 8h às 10h em sua sede nacional – Rua Formosa, 367 – 19 andar – São Paulo (SP).
Convidado pela SRB, o economista francês radicado no Brasil especializado no mercado de carnes e consultor da Céleres, Jean-Yves Carfantan, irá ministrar a exposição “Exportação de Carne Bovina: Uma oportunidade histórica – A Visão do mercado varejista e consumidor europeu”. Com pós-graduação em comércio internacional, Carfantan colaborou por dez anos – 1989 a 1999 – com a Comissão Européia em Bruxelas e acompanhou as negociações agrícolas da Rodada do Uruguai. Nos últimos dez anos, vem atuando no agronegócio brasileiro ao ministrar palestras e participar de seminários e pesquisas.
Segundo Carfantan, a partir do final de 2007, a oferta de carne bovina na Europa vai diminuir, por conta da significativa redução no tamanho do rebanho dos estados membros da União Européia (UE). Com esta mudança, o grande varejo europeu – responsável por mais de 65% da distribuição de carne bovina no mercado da UE – terá que contar com a contribuição de grupos de pecuaristas e frigoríficos não-europeus capazes de fornecer volumes significativos de carne para atender a demanda que cresce.
Para a bovinocultura brasileira, diz Carfantan, a novidade pode significar oportunidade excepcional para o aumento das exportações. Porém, em curto prazo, problemas podem levar o setor exportador brasileiro a perder essa chance. Na palestra, Carfantan irá revelar quais são estes desafios e os caminhos que a bovinocultura brasileira terá que percorrer para fechar acordos com o varejo europeu e assim aumentar exportações e abrir novos mercados.