Redação AI (15/08/06)- Fontes do governo norte-americano consideram que a descoberta de gripe aviária em dois cisnes no Estado de Michigan poderá afetar as exportações de carne de frango do país.
O porta-voz da Tyson Foods, maior produtora de frango do país, afirmou que não recebeu qualquer aviso de clientes. O Conselho para Exportação de Frango e Ovos, também informou que não detectou qualquer reação negativa no mercado internacional até o momento.
A indústria norte-americana está começando a se recuperar depois da forte queda no consumo global do produto justamente por causa dos casos de gripe aviária no mundo. A forte queda na demanda mundial gerou perdas em grandes companhias norte-americanas, como a Tyson Foods e Pilgrims, empresas que anunciaram recentemente o balanço financeiro do terceiro trimestre.
As indústrias norte-americanas do segmento exportam cerca de 15% de sua produção de carne de frango por ano, em vendas que geram em média US$ 2 bilhões ao ano. O governo está realizando novos testes para identificar o subtipo do vírus encontrado nas aves em Michigan. As informações são da Dow Jones.