Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dia decisivo para pacote agrícola

<p>Uma audiência,em andamento na Casa Civil, em Brasília, pode acabar com a espera dos produtores pelo pacote de socorro que está sendo elaborado pelo governo federal.</p>

Redação (06/04/06)- Segundo o vice-presidente da Comissão de Agricultura, Luis Carlos Heinze (PP-RS), há pressa em definir se as medidas virão por meio da emissão de uma medida provisória ou de resoluções técnicas. Desde segunda-feira, a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) tentam, sem sucesso, negociar com Rodrigues. O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Quintiliano Vieira, acredita que as medidas de apoio à agricultura devem ser divulgadas pelo governo federal até sexta-feira. ”Soube que o governo prepara os últimos ajustes do pacote.”

Ontem, Vieira esteve reunido com o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Gabriel Maciel, para solicitar autorização para a exportação de 60 mil toneladas de carne suína que se acumularam nos armazéns do Estado durante o embargo russo, levantado na terça-feira. Segundo Vieira, o Mapa enviará um pedido oficial àquele país cobrando a liberação. O documento que abriu exceção ao RS com relação a outros sete estados não previu a remessa deste volume, mas apenas à exportação a partir do último dia 4.

O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, deve encontrar-se, hoje, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em São Paulo, e fará a solicitação pessoalmente. ”Pedirei a inclusão da carne suína estocada e vou agradecer pela reabertura de mercado.” Quintiliano observa que, no rápido encontro com Rodrigues, entregou as reivindicações com relação ao endividamento e AGF. Segundo o secretário, uma missão chilena virá em breve ao Estado. Além disso, até sexta-feira, será publicada a IN 48, que permite o credenciamento de laboratórios para diagnosticar a gripe aviária.