Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Diarreia suína atinge Canadá e ainda preocupa produtores de suínos nos Estados Unidos

Vírus continua a se espalhar na América do Norte. Valor da carne suína ainda não sentiu reflexo da doença.

Diarreia suína atinge Canadá e ainda preocupa produtores de suínos nos Estados Unidos

Desde março de 2013 o vírus da diarreia suína (PED, na sigla em inglês) mudou a rumos da suinocultura dos EUA. A doença se espalhou rapidamente entre os rebanhos do país e matou mais de um milhão de animais desde então. Iowa, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma e Kansas são os estados norte-americanos mais atingidos, mas a doença já apareceu em 23 estados. Na última quinta-feira (23/01), o Canadá registrou o primeiro caso de diarreia em seu território, com isso, o temores de que o surto está longe de terminar apenas aumentam e afligem veterinários de ambos países. “Hoje perdemos mais de um milhão de leitões, mas temo que este número ainda pode ser três, quatro vezes mais do que isso”, afirmou Rodney Baker, professor de medicina veterinária em Iowa.

Consumo – Apesar do surto, especialistas em economia dos Estados Unidos afirmam que o preços da carne suína não sofreram aumentos expressivos até o momento. Outros fatores como grande oferta de carne e a queda dos custos de produção, reflexo do milho mais barato, ajudaram na estabilização dos preços no mercado daquele país. No entanto, é preciso combater a PED para que a situação de mantenha desta forma. Vacinação e, principalmente, medidas de biossegurança, limpeza e higiene dentro das granjas são essenciais para conter a doença.

O vírus da PED ainda não representa uma ameaça à segurança alimentar e à saúde humana, mas EUA e Canadá devem ficar atentos. Com informações do blog NPR.