Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PAP

Dinamismo contra crise

<p>Para Stephanes, agricultura brasileira é dinâmica e ajuda o País a superar turbulências.</p>

Ao anunciar os principais pontos do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) para a safra 2009/2010, o ministro da da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes afirmou que o governo brasileiro entende que a agropecuária é um dos setores que mais contribui para o Brasil sair da crise econômica mundial. De acordo com ele, o PAP vai destinar R$ 107,5 bilhões para financiar plantio, colheita, comercialização e acesso ao seguro rural na próxima safra, que começa em julho.

O ministro enfatizou que o Plano Agrícola vai destinar o volume necessário de recursos para garantir o plantio da safra. “Verificamos que os financiadores externos estão voltando, aos poucos, a atuar no País, mas de qualquer forma, o governo intensificou em 40% os recursos destinados ao setor. Estamos reforçando o apoio para cooperativas, classe média agrícola, agroindústria e agricultura sustentável.

Sobre o incentivo às cooperativas, incluído no Plano, Stephanes ressaltou que este segmento responde por quase 40% da produção nacional e tem mostrado a capacidade de assumir os espaços deixados pelas tradings e bancos privados após o início da crise econômica mundial.

Setor de destaque- O ministro Stephanes ressaltou que a agricultura é o único setor representado na balança comercial que cresceu, de janeiro a maio de 2009, em termos de quantidade embarcada e valor em reais. Além disso, ele reforçou que um terço da mão de obra empregada no País, vem do agronegócio. “Em mais de quatro mil municípios brasileiros, quando a agricultura vai bem a economia desses lugares também funciona bem”, destacou.

Sustentabilidade – O ministro Stephanes disse que a homenagem ao pioneiro do Plantio Direto no Brasil, Herbert Arnold Bartz, que será feita no lançamento do PAP 2009/2010, é mais uma forma de mostrar o tipo de agricultura que o Brasil quer ver focada na sustentabilidade.

Rede Nacional- Stephanes fará pronunciamento em rede nacional, nesta terça-feira (23), sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010. Marcado para as 20h, o ministro ressaltará os novos investimentos e incentivos às práticas agrícolas sustentáveis e recuperação de áreas degradadas, financiamentos para plantio e comercialização, bem como aumento de recursos para médias propriedades e cooperativas. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e exporta US$ 80 bilhões por ano.

– Com informações do MAPA