A agricultura familiar é um dos focos dos debates e anúncios durante a Expointer 2010, que é realizada de 28 de agosto a 5 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A partir da próxima segunda-feira (30), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, participa de uma série de atividades que contemplam anúncio de nova linha de crédito para qualificação das propriedades familiar, parcerias, convênios e debate com entidades representativas do setor.
A agenda do ministro no Rio Grande do Sul começa nesta segunda-feira (30), quando participa de cerimônia na Fiergs de celebração de contrato entre o MDA e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS) para elaborar estudo técnico sobre a produção de etanol em indústria de pequena escala a partir de sistema integrado de produção, em regime associativo. O estudo vai analisar os impactos socioeconômicos da integração da produção de cana-de-açúcar à cadeia do leite para a produção de biocombustíveis na região Noroeste do Rio Grande do Sul. A análise de viabilidade econômica e financeira para implantação de um projeto piloto será realizada no município de Candido Godói. A cerimônia será realizada nesta segunda-feira (30), a partir das 15h, na sede da Fiergs e terá a presença do ministro Guilherme Cassel e do presidente da Foergs, Paulo Tigre.
Na terça-feira (31), a partir das 9h30, no gabinete da reitoria da UFRGS, o ministro Guilherme Cassel e o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, assinam um termo de cooperação que vai permitir o trabalho conjunto entre MDA e UFRGS, através do Departamento de Pós Graduação de Desenvolvimento Rural, para a organização e realização de oficinas, cursos, conferências e debates temáticos sobre políticas públicas para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural. O convênio terá duração de 24 meses.
Ainda na terça-feira, a partir do meio-dia, Cassel participa de reunião almoço na sede do Banco do Brasil , na Expointer, com dirigentes do Sindicato das Industrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Anfavea e Abimaq. Neste encontro, o ministro apresentará a nova modalidade de financiamento do Mais Alimentos que vai permitir aos produtores adquirir colheitadeiras a valores compatíveis e adequadas ao padrão da agricultura familiar. Logo após o almoço, às 14h, o ministro participa de coletiva à imprensa com o presidente do Simers, Cláudio Bier, no auditório da entidade na Expointer.
Na quarta-feira (1º), o ministro Guilherme Cassel participa do debate “Agricultura Familiar, Renda e a Produção de Alimentos”, promovido pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetag). O seminário será realizado na Casa RBS, no Parque da Expointer, a partir das 9h. Além do ministro, participam o presidente da Fetag, Elton Weber, e o presidente da Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.